24 de dezembro de 2010

Vale a pena

Há poucos dias, andei expressando em uma rede social a minha falta de ânimo em relação à profissão em razão dos baixos salários e da desvalorização pelo poder público e pela sociedade como um todo. Atualmente, tenho reclamado muito, o que não acho honesto. O mercado de trabalho está aí, quem não está satisfeito deve procurar outra atividade... Só que acredito que tenho algum compromisso espiritual com o magistério. Está rindo? Pode acreditar! Todas as vezes que estou no auge do descontentamento, parafraseando Caetano, que adoro, "alguma coisa acontece no meu coração"...

Dia 22 de dezembro, andava pela rua, onde vivi toda a minha infância e adolescência, procurando os primeiros presentes de Natal e encontrei com a mãe de um ex-aluno, que sempre me tratou com muito respeito. Mesmo anos depois do filho ter deixado de ser meu aluno, no meu aniversário ela me presenteava com uma rosa. Jamais se esqueceu, pois era também o aniversário da mãe dela. Esse gesto, aparentemente simples, fez com que eu me sentisse mais importante por bastante tempo.

Pedi demissão do colégio e nossos encontros foram ficando mais raros, porém, sempre prazerosos, pelo menos para mim. Durante esses breves momentos, contava-me os progressos do menino, hoje engenheiro da computação, casado, bem colocado no mercado.

Sou muito indiferente ao período do Natal, sinceramente. Não tenho mais meus pais nem parentes próximos e isso faz a época perder a graça, mas o encontro com essa mãe veio trazer-me um pouquinho do calor que sentia quando era criança e abria os presentes do Papai Noel. Num abraço gostoso, ela me agradeceu por tudo que fiz pelo filho dela (não fiz nada, além da obrigação); por tê-lo recebido com carinho quando chegaram a Petrópolis (foi um prazer, ele era um docinho) e por ter proporcionado bons momentos de aprendizagem a ele (a criança era muuuito inteligente, fica fácil).

Saí com lágrimas nos olhos, tentando esconder a emoção que senti com as palavras. Foi um dos melhores momentos que vivi em 2010, fez toda a diferença e me deixou convicta de que com todas as dificuldades, ser professora vale a pena.


Um comentário:

  1. Oi Viviane,
    Tudo bem?
    Sempre tive muita vontade de escrever um blog assim como o seu, tenho alguns, porém a maioria dos blogs que escrevo se relaciona ao meu trabalho ou alguém.
    Hoje me sentei em frente ao computador e resolvi finalmente colocar em prática o que eu desejava (a escrita deste blog) ao escrever o endereço do blog, na minha primeira opção de nome era exatamente o seu.
    Estou lendo sua postagem e a idéia é essa...
    Fiquei impressionada, como nossas histórias de professor se entrelaçam, fico emocionada e grata em saber que tem pessoas como você em nossa profissão.
    Quando puder dê uma olhadinha no meu também cujo o nome é minhashistoriasdeprofessor.blogspot.com

    Um grande abraço

    Andréia Reis

    ResponderExcluir