8 de março de 2020

Dia da Mulher, dia de reflexão

Dia da Mulher não é data para romantismo, mas é o dia para relembrar a luta pela emancipação, pela igualdade e para vislumbrar um longo caminho a conquistar.

É comum que membros de classes sociais esclarecidas e que já usufruem conquistas feministas questionem se a celebração deste dia não é exagerada ou até ultrapassada.

É importante olhar ao redor e além.
Em muitos lares, mulheres são controladas, espancadas, apesar de trabalharem, não decidem o que fazer com o próprio salário, são as únicas responsáveis pelo trabalho de casa, que não acaba e escraviza, não tem hora e ainda é sinônimo de culpa, se não estiver perfeito e em dia.

Mulheres são acusadas de terem provocado a violência por usarem roupas curtas. Mas onde está escrito que a roupa autoriza ações não consentidas? Estupro não é sexo. Sexo é consentido.

Mulheres são desrespeitadas por não se enquadrarem nos padrões de beleza. A estas são negadas vagas de emprego por este motivo. Não vemos homens serem desrespeitados por terem barriga, cabelos brancos. Algumas marcas masculinas são consideradas sinais de virilidade, enquanto mulheres são depreciadas e adjetivadas como velhas, gordas, passadas e outros desmerecimentos.

Às mulheres são impostas escolhas, como, por exemplo, a maternidade. Mas não seria escolha? Que contradição!

A sexualidade das mulheres é tolerada até certo ponto. Se "passar da medida" é vagabunda. Mas qual é a medida? Se não for o mesmo metro que permite a dos homens, é injusta.

Quando a mulher tem filhos, cobra-se dela abdicar sempre por eles. Se sozinha, então, não pode sair, precisa fazer malabarismos para encontrar momentos consigo, necessários, primordiais.

Poderia listar outros tantos desequilíbrios, mas não vale a pena. Vivemos em um momento em que algumas mulheres rejeitam o feminismo e se denominam femininas, sem perceber que caem de novo nas tramas dos padrões que nos "coisificam".

Até nisso retrocedemos, e fico pensando no quanto a minha geração deixou de fazer.

Ainda dá tempo. Vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário