29 de março de 2014

Diferença ou diversidade?

Quase não tenho registrado minhas memórias... nem as antigas nem as recentes, mas desde que comecei a coordenar as duas escolas em que trabalho, os momentos mais introspectivos ficaram restritos, limitados pelos imprevistos e pela carga horária maior. Na coordenação, o espaço de atuação é ampliado pela natureza da função, e as histórias agora incluem os pais, responsáveis e afins.

Cheguei um dia na sala da direção e encontrei minha diretora pesquisando alguma coisa no dicionário. Com toda a pose de professora de língua portuguesa, perguntei se queria ajuda. Para minha surpresa, ela não tirava dúvidas, mas escrevia um bilhete para um responsável.

Nossa escola localiza-se em um bairro com pouca oferta de transporte, por isso a maioria dos alunos reside no entorno, com raríssimas exceções. Temos alguns alunos da mesma família, moradores do bairro, todos vindos de um estado do Nordeste. Até então, as pequenas diferenças culturais não haviam causado qualquer mal-entendido. Os maiores carregam uma bagagem mais abrangente da cultura do lugar onde nasceram, e os menores já são quase petropolitaníssimos (perdoem-me o neologismo).

Como toda família que tem crianças, essa não ficou livre das peraltices infantis. A mais  velha, em uma manhã, foi levada pelo nosso professor de inglês, das pessoas mais gentis e educadas que conheço, para resolver uma confusão que se iniciou dentro de sala de aula por ela.

O professor precisou relatar tudo o que ocorreu e se referiu à mocinha como rapariga. Pronto! Foi o começo do fim! A menina deu um ataque de pelanca, afirmando ter sido desrespeitada pelo professor que somava mais uma cara de samambaia assistindo ao desespero da aluna.

Como na minha área de atuação, trabalhamos com as variações linguísticas e tenho parte da família vinda de estado do Nordeste, imediatamente entendi a "ofensa". Era mesmo melhor explicar, os pais teriam dificuldade de compreender a diferença regional de significado que a palavra apresenta nos locais. Sem querer, uma baita confusão ainda ia começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário